segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PRÊMIO BRASIL SOCIAL 2010

PRÊMIO BRASIL SOCIAL 2010


Organizações premiadas:


PremiadoCategoria
PERÓ DE ANDRADE (Sua Majestade o Circo) (Maceió - AL)

Peronilda de Andrade, ou simplesmente Peró, como ela prefere ser chamada, é pedagoga e artista circense. Em 1998, ela montou uma lona na Vila Emater, comunidade localizada próximo ao “lixão” de Maceió, além do espetáculo, Peró levou esperança para crianças e jovens em situação de extrema pobreza. O Projeto foi criado com o objetivo de resgatar a cidadania e levar esperança para crianças e adolescentes através da arte-educação, teatro e do resgate da cultura circense. Hoje, o Sua Majestade o Circo atende mais de 200 crianças e adolescentes por mês, oferecendo oficinas circenses, oficinas de música, dança e teatro; acompanhamento escolar e psicossocial; além de reuniões e atividades de capacitação para as famílias dos educandos.
CIDADÃO DE DESTAQUE

Esta categoria honra personalidade que desenvolve trabalho de destaque no terceiro setor e contribui para o desenvolvimento sustentável do Brasil nas diversas áreas: meio-ambiente, inclusão social, saúde, resgate da cidadania, educação, arte e cultura.
ASSOCIAÇÃO FAZENDO HISTÓRIA (São Paulo - SP)

O Instituto Fazendo História surgiu a partir da percepção da necessidade de se trabalhar a identidade de crianças que vivem em abrigos, a partir de um atendimento individualizado, da singularidade de cada criança e de cada família. Realiza atividades para que as crianças e adolescentes que vivem abrigos resgatem e registrem suas histórias de vida. A partir da mediação de leitura, a criança e um adulto de referência se encontram semanalmente para compartilhar e histórias e registrá-las em um álbum de sua vida. Além disso, o Instituto atua junto às instituições de acolhimento, promovendo formações para os funcionários e levando seus projetos para as crianças acolhidas.
RESGATE DA CIDADANIA EM ÁREAS DE RISCO

Organização que atua em áreas de risco social, a exemplo de comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano e alto índice de criminalidade, proporcionando oportunidades transformadoras, contribuindo com o resgate social através de atividades multidisciplinares e promovendo a conscientização dos beneficiários de seus direitos e deveres como cidadão.
ASSOCIAÇÃO REDE CANANÉIA (Cananéia - SP)

Em 2004, foi criada a Rede Cananéia, buscando o fortalecimento comunitário para melhoraria da capacidade de autogovernança e o protagonismo social entre as organizações de base do município. A princípio, o trabalho se deu através do reconhecimento dos problemas comuns que as organizações enfrentavam. O primeiro projeto teve início em 2005, no qual foram criadas ações de fortalecimento dos grupos em suas diferentes áreas de trabalho. Desde então seus representantes se reúnem para discutir o desenvolvimento local. Atualmente, participam desta discussão quinze organizações. Em 2009 deu-se início às ações na área de geração de renda, buscando atender as demandas locais de grupos de empreendedores sociais. A Associação Rede Cananéia é hoje um centro para intercâmbio de idéias e troca de aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

Projeto que estimule a adoção de padrões de produção, de comercialização e de consumo que favoreçam a responsabilidade social empresarial, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental, o comércio justo e a cultura empreendedora, a solidariedade e a reciprocidade.
AiBi - Associação Amigos das Crianças (São Paulo -SP)

A Ai.Bi. foi fundada no Brasil após a decisão do núcleo diretor da ONG italiana, Associazione Amici dei Bambini, de criar uma associação brasileira a partir da sua experiência internacional. A ideia era criar uma associação reconhecida no Brasil para realizar projetos de atendimento à rede de proteção à Infância e Juventude, participando da elaboração das políticas públicas a nível municipal, estadual e federal e colaborando junto ao Poder Público no desenvolvimento de serviços para a defesa do direito à convivência familiar e comunitária. A Ai.Bi., tem sede na cidade de São Paulo e atualmente opera em quatro estados brasileiros com projetos voltados à reinserção familiar de crianças e adolescentes institucionalizados e à capacitação de operadores. Seu principal objetivo é promover o exercício efetivo do direito à convivência familiar e comunitária das crianças/adolescentes institucionalizados.
EQUIDADE

Organização que promova a igualdade de oportunidades para o pleno desenvolvimento das pessoas e das comunidades, o acesso a formas dignas de trabalho e a bens e serviços de qualidade, em um nível de promoção e respeito aos direitos humanos.
INTEGRA – Instituto de Integração Social e de Promoção da Cidadania (Brasília - DF)

O Integra foi fundado com a missão de desenvolver iniciativas voltadas para a área social do Distrito Federal a partir de ações continuadas, sobretudo educativas, baseadas na visão ampliada da cidadania e dos direitos humanos. Entre seus projetos, está o programa de Cão-guia para Cegos, que visa a integração da pessoa com deficiência visual à sociedade, facilitando sua locomoção e estimulando a sua independência, trabalhando para ajudá-los a conduzirem suas vidas de forma independente. O Projeto realiza isso através de cães criados e treinados para responder às suas necessidades de adaptação e reabilitação.
INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Instituição que viabilize a inclusão do portador de necessidade especial, promovendo a igualdade dos direitos e das oportunidades através de atividades educacionais, culturais e profissionalizantes.
EDISCA (Fortaleza - CE)

A Edisca foi criada em 1991, a partir da inquietação de sua idealizadora, a bailarina Dora Andrade, e de um grupo de bailarinos diante da imensa desigualdade social que se via na cidade de Fortaleza. Contexto que condenava crianças e adolescentes a um futuro sem possibilidades de desenvolver plenamente suas potencialidades. A Edisca realiza um trabalho educativo em Arte que coloca o educando em pleno domínio de seu talento, habilidade, capacidade e competência. Espetáculos de qualidade artística apurada e programas educativos e sociais ousados, decorrentes de todo um processo que produz uma onda de otimismo e crença na possibilidade da criação de programas alternativos e complementares à ação da escola e da família, têm se mostrado capazes de elevar o nível da qualidade da educação e de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
ARTE E CULTURA

Instituição que desenvolva atividades artísticas e culturais que promovam o desenvolvimento humano e a transformação de crianças e adolescentes.
CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes (Salvador - BA)

O C.R.I.A. iniciou suas atividades em 1994, com o trabalho de teatro com adolescentes, baseado numa proposta de arte-educação desenvolvida pela atriz e psicóloga Maria Eugênia Milet, sua fundadora. A instituição tem-se firmado como dinamizadora da arte cênica de teatro e poesia, criada em conjunto com adolescentes e diversas comunidades da cidade de Salvador. Desde 2001, esse trabalho se articula também com mestres da cultura popular e grupos de jovens, educadores e artistas de cidades do semi-árido da Bahia. A centralidade da proposta da instituição é estimular processos criativos e formativos de dinamizadores culturais e de coletivos de arte-educação, promovendo intercâmbios intensos entre eles e desenvolvendo ações de mobilização artístico-culturais com potencial de sensibilização e transformação social.
DESENVOLVIMENTO DE JOVENS TALENTOS

Contempla organizações que promovam a geração de oportunidade para o desenvolvimento social de jovens de determinada região ou comunidade através do acesso a atividades educacionais, culturais e profissionalizantes que despertem o espírito empreendedor e que promovam a geração de renda.
ASSOCIAÇÃO VAGA LUME (São Paulo - SP)

Fundada em 2001, a Vaga Lume nasceu da vontade de conhecer a Amazônia e retribuir a experiência deixando alguma contribuição para as comunidades rurais no âmbito da educação e cultura. A retribuição inicial foi feita pelo Programa Expedição, por meio da criação de bibliotecas comunitárias e da formação de mediadores de leitura. Em 2005, a instituição aumentou o impacto de suas ações, expandindo o intercâmbio com as comunidades a partir da criação do Programa Rede, com o objetivo de ampliar o olhar de crianças, jovens, pais, professores e diretores de instituições para a preservação do meio ambiente, por meio da troca e socialização de cartas-trabalho entre crianças e jovens de escolas da Amazônia com o mesmo público de instituições de São Paulo.
INOVAÇÃO

Esta categoria premia iniciativas e ideias pioneiras, em qualquer área de atuação, que trazem uma nova solução e nova forma de lidar com velhos problemas sociais.


Projeto Casa da Criança | R. Dr. Raul Lafayette, 191 - sl.1401 | Boa Viagem – Recife/PE | Tel: [81] 3467-9968 begin_of_the_skype_highlighting              [81] 3467-9968      end_of_the_skype_highlighting

Nenhum comentário:

Postar um comentário