domingo, 19 de dezembro de 2010

http://tudonahora.uol.com.br/noticia/cultura/2010/12/16/121641/17-projetos-alagoanos-sao-aprovados-no-programa-bnb-cultura

17 projetos alagoanos são aprovados no Programa BNB Cultura

05:22 - 16/12/2010 Roberto Amorim
Jovens do projeto Sua Majestade o Circo
Jovens do projeto Sua Majestade o Circo
A cada ano, Alagoas aumenta a sua fatia nos milhões colocados à disposição dos produtores culturais pelo Programa BNB de Cultura. Para as ações em 2011, os alagoanos conseguiram aprovar 17 projetos em áreas como música, literatura, artes cênicas e visuais.
Na prática, mais de 600 mil serão investidos em atividades culturais em sete cidades do Estado. É o recorde desde o surgimento do programa, em 2005. Em 2009, por exemplo, a participação alagoana não ultrapassou a meia-duzia de propostas aceitas pelo banco estatal.
De acordo com especialistas em projetos culturais, esse avanço é consequência da profissionalização dos artistas e produtores locais, que descobriram os editais como fonte de renda para transformar ideias em prática.
Mas eles alertam que para conseguir vencer a concorrência e garantir o dinheiro, artistas e produtores precisam investir pesado na qualidade dos seus projetos através da formação específica no assunto. Ou seja, aliar talento artístico a profissionalização administrativa.
"Muitas vezes o artista não consegue vencer a burocracia exigida. Nesse caso é preciso ir em busca de ajuda para desperdiçar uma boa ideia”, diz Regina Célia Barbosa, autora do livro 'Como Elaborar Projetos Culturais'. "Vencer um edital nacional não é tarefa fácil, mas o importante é não desistir. É um processo de amadurecimento e os frutos aparecem com o tempo".
Cinema, pintura, folclore
A descentralização dos projetos também continua crescendo. Maceió e Arapiraca ainda reúnem a maioria dos propostas aprovados, mas cidades pequenas como Chã Preta e Teotônio Vilela aparecem na lista ao lado de municípios como Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos.
Diversidade é outro ponto positivo nas ações no próximo ano. Os alagoanos estão nas seis categorias do Programa BNB de Cultura 2011, que conta com a parceria do BNDES. Só na categoria Artes Integradas foram são seis projetos, indo desde 'Cinema no Balanço das Águas', da Galeria Karandash, até o 'Folclore Social', da Associação de Cultura Popular Mestre Pedro Teixeira.
Marinheira de primeira viagem em editais, Peró de Andrade, responsável pelo Associação Cultural Sua Majestade o Circo, está animada com a aprovação do projeto, que vai aumentar e reforçar o alcance das ações com crianças e adolescentes da Vila Emater e a região em torno do antigo lixão de Maceió.
“Não é tarefa fácil formatar um projeto com chances de aprovação. É preciso buscar ajuda com pessoas mais experientes no assunto e investir na formação nessa área. Existem muitos editais à disposição dos produtores, basta correr atrás”, diz Peró, que já pensa em outras empreitadas.

Projetos de Alagoas Aprovados
01 - Cine-Teatro das Tradições Populares – Sua Majestade o Circo – Maceió
02 – Viva Mulher – Associação das Mulheres do Bairro São Sebastião – Teotônio Vilela
03 – Folclore Social – Associação de Cultura Popular Mestre Pedro Teixeira – Chã Preta
04 – Cinema no Balança das Águas – Galeria Karandash – Maceió
05 – Projeto Palco Aberto – Susie Cysneiros – Maceió
06 – Arapiraca e o Circo de Mamulengos – Teófanes Antônio – Arapiraca
07 – Nem Senzala, Nem Realeza: Apenas Singeleza – José Rilton Lima – Água Branca
08 – Arte e Educação – Prefeitura Municipal de Arapiraca
09 – Autoretrato – Waldson Costa – Maceió
10 – Cinema na Roça – Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela
11 – Era um Vez um Povo – Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais – Maceió
12 – Trem das Dez – Centro de Formação e Promoção da Cidadania
13 – A Troca – Associação Teatral das Alagoas – Maceió
14 – Oficina Gajuru de Teatro de Rua - Associação Teatral Joana Gajuru – Maceió
15 – Hoje tem Palha Assada na Praça – Eugênio Talma Leite – Arapiraca
16 – Música e Cidadania – Instituto Naturago – Maceió
17 – Complemento Instrumental – Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário